segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Literatura de transmissão oral

Para além do conto popular, há outros textos que se incluem na literatura de transmissão oral:

A lenda: relato oral ou escrito de acontecimentos reais ou fictícios do passado, que pertence ao património cultural do povo

O provérbio: máxima ou sentença de carácter prático e popular; breve e sugestivo a nível dos sentidos.

A fábula: narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo, cujo desenlace reflecte uma lição de moral. É uma narrativa inverosímil, com fundo didáctico.
Quando os personagens são seres inanimados, objectos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.


Uma lenda…de Guimarães

Egas Moniz, o Aio

Conta a lenda que, por altura do cerco a Guimarães, Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, decidiu negociar a paz com o monarca castelhano Afonso VII. A troco da paz prometeu-lhe a vassalagem de D. Afonso Henriques e dos nobres que o apoiavam. Afonso VII aceitou a palavra de Egas Moniz.
Um ano depois, D. Afonso Henriques quebrou o prometido e resolveu invadir a Galiza.Vestidos de condenados, Egas Moniz e a sua família apresentaram-se na côrte de D. Afonso VII, em Castela, pondo nas mãos do rei as suas vidas como penhor da promessa quebrada. O rei castelhano, diante da coragem e humildade de Egas Moniz, decidiu perdoar-lhe. Ao entregar-se, Egas Moniz ressalvava a sua honra e também a de Afonso Henriques, assegurando através da sua astúcia a futura independência de Portugal. (Fonte: Infopédia)

Sem comentários: