Para os cristãos, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo. Por ser uma data móvel, no Hemisfério Norte (a datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano), a Páscoa coincide com a chegada da primavera, assim o Pessach também é a festa do início da colheita e da chegada da nova estação.
Nos Estados Unidos, as crianças caçam o ovo no domingo de Páscoa. Os ovos cozidos e decorados com tintas, são escondidos pelos pais no quintal ou dentro de casa.
Na Bélgica e na França, o silêncio invade as cidades, pois os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Diz a lenda que os sinos voam para Roma até a Páscoa e quando voltam, deixam cair ovos para que as pessoas encontrem.
Na Bulgária, há o costume de colorir ovos cozidos após a missa na Quinta-feira Santa. Também fazem pães pascais chamados kolache ou kozunak (parecidos com o Panetone). Um pão é decorado com número ímpar de ovos vermelhos e levado à igreja na madrugada de sábado. Os pães e ovos são abençoados e dados aos amigos turcos da família.
A Páscoa da Suécia lembra o dia das bruxas americano. Na quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa, as crianças suecas vestem-se de bruxos, visitam seus vizinhos e deixam um cartão decorado para conseguir doce ou dinheiro.
Na Índia promove-se o festival Holi, para lembrar como o deus Krishna apareceu. As pessoas dançam, tocam flautas e fazem comidas especiais. Então, é hora de visitar os amigos e experimentar o que cada um preparou. O dono da casa costuma marcar a testa de seus convidados com pó colorido.
Já na China, acontece o Ching-Ming. Durante essa festividade, as pessoas visitam os túmulos de seus ancestrais e fazem oferendas, como refeições e doces. O objectivo é deixar os ancestrais satisfeitos com seus descendentes.
Na Europa Oriental, Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia, as pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos.
Os arménios decoravam cascas de ovos intactos com figuras cristãs, da Virgem Maria e outros temas religiosos.
Em síntese: A Páscoa é uma festa antiquíssima, presente nas mais diversas culturas, mas com dois pontos comuns: a celebração da vida e o amor ao próximo.
FELIZ PÁSCOA
Sem comentários:
Enviar um comentário