Celebra-se anualmente, a 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Este ano, as comemorações foram subordinadas pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) ao tema «Protecção das crianças no ciberespaço», com o objectivo de lançar uma discussão alargada sobre a necessidade de garantir que as crianças possam aceder à Internet e aos seus valiosos recursos com segurança e sem receio de caírem nas mãos de predadores sem escrúpulos do ciberespaço.
O dia 17 de Maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em Paris, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT). A partir daí, o simbolismo das barreiras de tempo e espaço foi superado. O principal instrumento dessa transformação, que marcou o final do século XX e o alvorecer do século XXI, foram as telecomunicações, que constituem uma infra-estrutura essencial ao desenvolvimento económico, social e das actividades culturais, políticas e religiosas.
Há datas importantes que remetem aos primórdios das telecomunicações:
1791 - Claude Chappe faz em Paris, as primeiras demonstrações do funcionamento do telégrafo óptico.
1794 - A construção da linha telegráfica Paris-Lille é concluída com o emprego do telégrafo óptico de Chappe.
1800 - Alessandro Volta, físico italiano, inventa a pilha eléctrica.
1832 - Samuel Morse inventa o telégrafo eléctrico (patenteado em 1840). O telégrafo óptico já tinha atingido cinco mil km de linhas na França.
1850 - França e Inglaterra ligam seus portos (Calais e Dover), no canal da Mancha, por cabo submarino para transmissões telegráficas.
1854 - David Hughes, físico inglês, inventa um telégrafo impressor, o teletipo.
1865 - A União Telegráfica Internacional é fundada em Paris, em 17 de Maio. Em 1930, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede em Genebra.
1876 - Alexander Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone, concedida no dia 10 de Março.
1878 - O primeiro telefone público do mundo é instalado nos Estados Unidos.
1895 - Guilherme Marconi produz o primeiro aparelho de rádio.
1896 - Marconi obtém, em Londres, a primeira patente mundial para o telégrafo sem fios.
1920 - Nasce a radiodifusão.
1926 - As primeiras demonstrações de televisão são realizadas por Baird, na Inglaterra, e pelos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos.
1928 - Baird faz as primeiras transmissões de televisão em cores.
1930 - A primeira vídeo-conferência pública é efectuada em Nova York.
1936 - A estação Britsh Broadcasting Corporation (BBC) inicia suas transmissões regulares de TV, em Londres.
1939 - O americano Guilherme González Camarena demonstra, na Cidade do México, o funcionamento da primeira TV em cores, embora Baird seja considerado pioneiro.
1946 - O Electronic Numerical Integrator and Calculator (Eniac), primeiro computador eletrônico do mundo, começa a funcionar na Universidade da Pensilvânia, utilizando 18 mil válvulas a vácuo.
1947 - Três cientistas dos Laboratórios Bell inventam o transistor.
1951 - Os norte-americanos fazem a primeira transmissão de um programa de TV em cores do mundo.
1952 - O cinerama é apresentado pela primeira vez publicamente.
1957 - O primeiro satélite artificial, o Sputnik-I, é lançado pela ex-união das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1962 - O primeiro satélite mundial de telecomunicações, o Telstar, é construído pelos Laboratórios Bell.
1969 - A nave Apollo-XI é lançada ao espaço e o ser humano pisa pela primeira vez na Lua, em 20 de julho, com transmissão ao vivo pela TV.
1978 - A telefonia móvel celular é activada no Japão.
Esse avanço da tecnologia fez do presente uma era em que as relações internacionais se transformaram em uma necessidade social e económica. É comum que um grande número de pessoas dos países desenvolvidos viaje para todos os cantos do planeta, tornando imprescindível o estudo de idiomas, aproximando povos e culturas. Caem as barreiras comerciais e a economia desenvolve-se num mercado mundial. Os satélites artificiais e a fibra óptica permitem que todo tipo de informação - imagem, som, ou texto - circule quase instantaneamente entre os países. Essa rede de telecomunicações, constituída pelas info-vias, vem produzindo, cada vez mais, mudanças significativas no modo de vida das sociedades.
Sem comentários:
Enviar um comentário