quarta-feira, 3 de junho de 2009

Concerto de Poesia – alguns poemas


 

O que é a poesia?


 

A poesia não é um dialecto

Das palavras banais.

É talvez o sussurro daquele insecto

De que ninguém sabe os sinais.


 

O que é o poeta?


 

Ser poeta é ser mais alto

É ser maior

É não saber sequer que se deseja

É condensar o mundo num só grito.

Isabel e Joana, 9ºB


 

Sentou-se à minha frente,

Como qualquer outro,

E como qualquer outro,

Começou a estremecer.

Mas eu não posso esperar tanto tempo,

Porque eu conheço o silêncio,

E isto não é silêncio,

É condensar o mundo num só gesto.


 

E eu canto porque o instante existe.

Como qualquer outro

De que ninguém sabe os sinais.

Graça e Marta, 9ºB


 


 

Decidi que vou ser poeta


 

Estou sozinho diante da página em branco

Ter que pôr verso sobre verso

E a minha vida está completa.


 

O meu pai diz que não há carreira específica

Quando a única coisa artística é a terra toda.

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

E há poetas que são artistas!


 

Isto é outro poema

Que é uma conquista

Para bocas irreais

Não sou poeta o nobre doido que julgais.

Elsa e Gil, 9ºB


 


 


 

O que é a poesia?


 

A poesia não é um dialecto…

É uma ilha cercada de palavras

Como se fosse uma princesa

Com as sépalas sobre a mesa.


 

Que é a poesia?

É ter que pôr verso sobre verso

Como um carpinteiro nas tábuas!...

Num silêncio insurrecto.

Ângela e João Durães, 9ºB

Sem comentários: